Pages

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Projeto desenvolvido por jovem Fatimense vira documentário do programa Faça Acontecer

O jovem Lucas Borges de 17 anos, natural da cidade baiana de Fátima, participou da gravação de um documentário produzido pelo programa Faça Acontecer. Lucas Borges é um jovem estudante de escola pública que criou um eficiente sistema de segurança para fogões contra acidente doméstico. Segundo Lucas, o objetivo de sua invenção é reduzir o índice de mortalidade envolvendo acidentes com panelas. Sob a orientação da professora Cláudia de Souza Santana do Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, o incentivo dos colegas de classe e de todos os profissionais que trabalham naquela instituição de ensino, com sua invenção, o jovem acabou ganhando reconhecimento e foi premiado em 2011 pela Feira de Ciências da Bahia no qual participou e no ano de 2012 venceu a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), no Campus da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
O documentário foi gravado na cidade de Fátima no ano passado, mas as imagens do programa foram divulgadas somente no início deste mês. O documentário também pode ser visto em um dos Portais de Educação do Governo da Bahia. O projeto já está patenteado em nome do jovem fatimense. “Condições precárias nas ciências e engenharia não são desculpas para não melhorar o mundo, pois, o verdadeiro inventor cria suas próprias condições” – declarou Lucas ao Adustina.Net.
Ainda em contato com o Adustina.Net, Lucas falou da alegria e satisfação de poder participar do documentário:
- “A sensação é ótima saber que estou ajudando a melhorar o mundo que apesar das dificuldades que enfrentei para finalizar esse projeto eu conseguir com ajuda do Senhor Deus materializar a minha idéia e foi através desse documentário que tive a certeza de estar indo no caminho certo” – disse.
- “Este projeto, dedico primeiramente a Deus, a minha família e a todas as famílias que perderam filhos em acidentes envolvendo panelas ou que trazem em si, sequelas graves por meio dessas queimaduras”. – finalizou.
Descrição do Programa Faça Acontecer
Série de documentários com estudantes de escolas públicas baianas que se destacaram em festivais, campeonatos e/ou atividades apoiadas pela SEC. Tem como objetivo valorizar a capacidade intelectual, artística e esportiva dos estudantes da Rede Pública de Ensino da Bahia, a partir de depoimentos deles mesmos, dos seus familiares, professores e amigos.
Desta forma, o FAÇA ACONTECER apresenta como personagem principal um estudante da escola pública da Bahia, enfatizando a territorialidade como elemento marcante (oralidade, comportamentos, expressões culturais), a escola pública como mediadora entre o estudante e o mundo, os professores também como protagonistas desse processo, ratificando os projetos promovidos pela SEC (TAL, FACE, AVE, Feira de Ciências) como importantes eventos nos quais os estudantes podem demonstrar seus potenciais.
Esses documentários possuem um caráter híbrido, pois envolvem, em sua narrativa, diversos conteúdos como: expressões artísticas, diversidades linguísticas, categorias geográficas, gêneros literários, entre outro, assim podem ser trabalhados, em sala de aula, nas disciplinas: Artes, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura, História e Sociologia, garantindo a interdisciplinaridade.

0 comentários:

Postar um comentário