Pages

terça-feira, 19 de março de 2013

Casa Civil e Consórcios Públicos se reúnem para discutir compra de maquinário

Foto: Adustina 24 Horas
O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, se reuniu, nesta terça-feira (19), com os treze presidentes dos consórcios públicos baianos, que possuem municípios em situação de emergência por conta da falta d´água. O objetivo foi discutir os detalhes sobre a distribuição de equipamentos para infraestrutura hídrica e social. Estiveram presentes, o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Vivaldo Mendonça.


O Governo da Bahia autorizou um investimento de R$ 20 milhões para a compra do maquinário, que vai beneficiar 174 municípios. Esta ação reforça a construção e limpeza de aguadas e de barragens, inclusive as subterrâneas, fortalecendo, principalmente, a agricultura familiar.

O secretário Rui Costa destacou a importância desta ação para a política de convivência com a seca no estado. “As máquinas serão usadas prioritariamente para intervenções que vão facilitar o acesso à água para a população. É mais uma forma de o Governo investir no bem estar da do baiano que vive no semiárido, levando água e qualidade de vida às famílias”, disse Rui.

Durante o encontro, também foi discutida a organização da operação das máquinas adquiridas. A contratação de operadores e a manutenção do equipamento ficará sob a responsabilidade do consórcio. Já o combustível, será custeado individualmente, por município, de acordo com o uso.

Segundo Rui Costa, os critérios que determinam a quantidade de máquinas a serem enviadas a cada consórcio serão definidos em conjunto com a CAR. “Levaremos em consideração fatores como a densidade demográfica e o número de municípios associados aos consórcios, além do estado em que eles se encontram em relação à seca. Aqueles que possuem municípios em situação mais complicada serão priorizados”, afirmou.

Assessoria de Comunicação
Casa Civil do Governo da Bahia

0 comentários:

Postar um comentário