Pages

domingo, 5 de maio de 2013

Codevasf e Casa Civil se reúnem com consórcios de municípios em emergência


O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, e o chefe de gabinete da Casa Civil do Governo da Bahia, Carlos Mello, se reuniram, na tarde desta sexta-feira (3), com prefeitos pertencentes aos Consórcios do Sertão do São Francisco e de Itaparica. A pauta foi composta pelas ações de democratização do acesso à água para estes municípios, que vêm sofrendo com as consequências da seca no estado.

A reunião é uma resposta à demanda surgida durante a reunião itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido, realizada no dia 28 de fevereiro deste ano, em Juazeiro, quando os prefeitos indicaram ao secretário Rui Costa (Casa Civil) a necessidade de uma conversa direta com o órgão federal, a fim de promover uma maior aproximação entre os três governos.
Dentre as ações destacadas na conversa, está a viabilização da construção de barragens subterrâneas pelos municípios. Elmo Vaz reforçou que os governos federal, por meio da Codevasf e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e estadual, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vão doar aos municípios maquinário e lonas, para que sejam construídas as barragens, que vão trazer segurança hídricas a estas localidades.
Ações voltadas ao desenvolvimento econômico destas regiões também foram discutidas, visando a inclusão produtiva do pequeno produtor rural. Foi acordado que os consórcios formalizarão ao Governo do Estado um pedido de kits de irrigação e tanques de piscicultura. O pleito será encaminhado ao governo federal.
Participaram do encontro prefeitos dos municípios de Chorrochó, Macururé, Rodelas, Sobradinho, Santa Brígida e Gloria.

Casa Civil BA

0 comentários:

Postar um comentário