Pages

quinta-feira, 23 de maio de 2013

SEMINÁRIO: REFORMA POLÍTICA.

A DEPUTADA FÁTIMA NUNES PARTICIPARÁ NESTA QUINTA-FEIRA (23) DO SEMINÁRIO "REFORMA POLÍTICA", QUE SERÁ REALIZADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA, DAS 9 ÀS 13 HORAS.

"O PARTIDO DOS TRABALHADORES ENCABEÇA ESSE MOVIMENTO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O BRASIL. A REFORMA POLÍTICA É UM PASSO DECISIVO PARA A CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA. UM INSTRUMENTO ATRAVÉS DO QUAL O PROCESSO POLÍTICA SE DARÁ COM BASE EM REGRAS DA IGUALDADE", EXPLICA A PARLAMENTAR.

Para o PT, portanto, a reforma do atual sistema político se enquadra no rol das lutas democráticas. O financiamento público, peça fundamental da reforma, realiza a ideia da igualdade de oportunidades para os vários matizes do pensamento se apresentarem como projeto político. O voto em lista, mesmo com as mediações necessárias com a atual maioria política no parlamento, é a realização da ideia de que os partidos são os instrumentos institucionais que precisamos reforçar para a produção da mediação entre a vontade das várias partes da sociedade com a universalidade do Estado. E a consolidação do sistema proporcional é a realização do espaço plural que está na origem da ideia democrática.

Henrique Fontana é deputado federal (PT-RS) e relator da Comissão da Reforma Política da Câmara dos Deputados.

0 comentários:

Postar um comentário