Pages

sábado, 7 de setembro de 2013

FÁTIMA-BAHIA: BELEZA E CULTURA MARCARAM O DESFILE CÍVICO 2013


Aconteceu nesta sexta feira na cidade de Fátima-Bahia o desfile cívico 2013, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal, ESCALA CEAT. e a participação das ESCOLAS PARTICULARES , ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS,.Estavam presentes neste evento PREFEITO MUNICIPAL DE FÁTIMA, NEGO, A PRIMEIRA DAMA SOLANGE,VÁRIAS AUTORIDADES MUNICIPAIS. O desfile começou às 16h30min passando pela avenida principal da cidade, avenida nossa senhora de Fátima, cada escola representando uma região do Brasil, mostrando a sua cultura.
CONFIRAM FOTOS DO DESFILE 2013 

Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima (REPRESENTANDO O MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO DA INDEPENDÊNCIA),
FLORIANO PEIXOTO (HOMENAGEANDO O NORDESTE DO CORDEL), 
CELEM (HOMENAGEANDO A REGIÃO NORDESTE),
SAGRADA FAMÍLIA (HOMENAGEANDO OS ESTADOS DA REGIÃO NORTE),
___________________________________________________________________________
SAM_0036
_________________________________________________________________________________
DOM BOSCOLY (HOMENAGEANDO OS FESTIVAIS FOLCLÓRICOS DO NORTE),
____________________________________________________________________________________________________
DOM PEDRO I (HOMENAGEANDO OS ESTADOS DA REGIÃO SUL)
SAM_0039
________________________________________________________________________________
UBIRATAN BRANCO DE OLIVEIRA (HOMENAGEANDO O FOLCLORE DO SUL),
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS (HOMENAGEANDO A CULTURA E O FOLCLORE DO SUDESTE),
ESCOLA DE LAGOAS (HOMENAGEANDO OS ESTADOS DA REGIÃO CENTRO OESTE),
SÃO NICOLAU (HOMENAGEANDO OS ESTADOS DA REGIÃO SUDESTE),
CEAT (HOMENAGEANDO O FOLCLORE DO CENTRO-OESTE),
EMÍLIA MARIA (HOMENAGEANDO AS LENDAS BRASILEIRAS).
A ESCOLA SANTA CECÍLIA ENCERROU O DESFILE (HOMENAGEANDO O CENTENÁRIO DE VINICIUS DE MORAIS).
O DESFILE CONTOU COM PARTICIPAÇÕES DA BANDA FILARMÔNICA DE CÍCERO DANTAS, DA BANDA MARCIAL DA CIDADE DE ITAPICURU JUNTAMENTE COM BANDA MUSIMARCIAL ANÍSIO TEIXEIRA – O ORGULHO FATIMENSE. O DESFILE FOI UMA REALIZAÇÃO DO CEAT COM APOIO DA PREFEITURA DE FÁTIMA E TEVE COBERTURA, AO VIVO, DA RADIO NAÇÃO FM (Carlos Cesar Andrade)E COBERTURA TAMBÉM DO BLOG SOFATIMA.NET(Batista Oliveira) E JD FILMAGENS(MI,MARTA E SABIÁ)
O tema escolhido para o Desfile: FOLCLORE E CULTURA REGIONAL BRASILEIRA. O Brasil é, sem dúvida, um dos países, que mais valoriza as manifestações públicas do folclore. São festas religiosas, jogos, danças e representações que exteriorizam as crenças e os costumes de um povo alegre e místico. A grande maioria dessas manifestações  religiosa ou tiveram origem em práticas de fé católica, africana e européia. Mas, existem também aquelas que apresentam os costumes dos escravos, a resistência contra a escravidão, a cultura indígena e muito mais. As manifestações folclóricas funcionam como berço da arte e cultura brasileira, pois permitem a criação e recriação das suas formas de representação. Em contrapartida, a cultura produzida a cada dia, alimenta, enriquece e renova as antigas tradições, tornando-as cada vez mais atrativas. A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser um mosaico étnico, todos falam a mesma língua (o português). Esta igualdade linguística é um fato raro para um país de grande tamanho como o Brasil, especialmente em comparação com os países do Velho Mundo.
Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: os estados do Norte têm forte influência das culturas indígenas, enquanto algumas regiões do Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitanos e indígenas, com menor participação africana.O DESFILE CÍVICO será um movimento festivo, cultural, de lazer, para os munícipes, é o resgate dessa ação, desenvolvida com muita euforia, pelas escolas a vinte anos atrás, e que voltou a brilhar, perante aos olhos dos fatimenses, a partir do ano de 2009, o que hoje já é uma tradição aguardada por todos.Complemento face bookceat.

Fonte: sofatima.net

0 comentários:

Postar um comentário