Pages

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Minas Gerais: grave acidente entre micro-ônibus e carreta deixa 15 mortos

Testemunhas informaram que chovia no momento da batida

CARRETAUm grave acidente envolvendo uma carreta e um micro-ônibus deixou, pelo menos, 15 mortos e 11 feridos, na manhã desta segunda-feira (25), na BR-251, próximo de Padre Carvalho, no Norte de Minas. Dos feridos, cinco estão em estado grave.
De acordo com as primeiras informações da assessoria de comunicação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), a colisão aconteceu por volta das 6h30, na altura do KM 280. O micro-ônibus é do Serviço de Transporte em Saúde (Sets) que transportava pacientes de Rubelita para tratamento em Montes Claros.

Testemunhas informaram que chovia no momento da batida e que o condutor da carreta teria perdido o controle da direção, fazendo um “L” e colidido contra o micro-ônibus, que estava na pista contrária. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ainda não é possível afirmar se o motorista da carreta estava em alta velocidade, mas a possibilidade não foi descartada, uma vez que o veículo fez um “L” em um declive com curva.
O micro-ônibus pertence ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (Cisarp). O secretário executivo da empresa, Célio Brito, informou que o motorista é experiente e estava devidamente cadastrado para fazer a viagem. Ainda segundo ele, a manutenção e a documentação do veículo estão em dia.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou o resgate das vítimas, que foram encaminhadas para hospitais de Taiobeiras e Salinas.
Segundo a Polícia Militar em Rubelita, os pacientes faziam tratamento em Montes Claros todas as segundas e terças-feiras. O grupo saiu do município às 4h. As vítimas realizavam hemodiálise, exames do coração e outras consultas. Nesta segunda, 26 pessoas estavam no transporte.
Ainda de acordo com a corporação, o prefeito de Rubelita, Inael Murta, e alguns secretários estão no local do acidente, que fica a 30 quilômetros da cidade.
Estado de saúde
Nove pessoas foram socorridas para o Hospital Municipal de Salinas. Os feridos apresentavam várias fraturas, traumas torácicos e cortes na cabeça. Entre os pacientes, está uma menina de apenas 6 meses que teve traumatismo craniano.
Segundo a unidade de saúde, ela e as outras pessoas com o quadro clínico mais grave foram encaminhados a um hospital de Montes Claros.
Algumas das vítimas, que apresentavam escoriações e não correm risco de morrer, foram atendidas ainda no local pelos socorristas do Samu e, em seguida, levadas para Rubelita em ambulâncias da cidade.
O motorista da carreta, José Carlos Vieira, de 37 anos, que é de Curitiba e ficou preso às ferragens, também foi para o hospital de Salinas. O condutor do micro-ônibus não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Desespero
Ainda segundo militares, os moradores de Rubelita ficaram desesperados com a notícia do acidente. O município tem aproximadamente 7.000 habitantes. O velório das vítimas deve acontecer na Câmara Municipal, mas o horário ainda não foi definido.
“A cidade está em choque. Ninguém esperava por essa tragédia. Ainda não sabemos qual vai ser o horário de velório e sepultamento”, informou um morador da cidade, que pediu para não ter o nome divulgado.
Por causa da tragédia, as aulas foram suspensas e a prefeitura está fechada.
Trânsito
Segundo a PRF, devido ao acidente, meia pista do trecho foi fechada no sentido Montes Claros para os trabalhos da perícia e remoção dos corpos. No entanto, de acordo com a polícia, não há registro de congestionamentos.
Governo de Minas
O governador Antonio Anastasia lamentou, em nota, a morte de pelo menos 15 pessoas na manhã desta segunda-feira. Confira abaixo a nota na íntegra:
“Em nome de todos os cidadãos de Minas Gerais, transmito minhas condolências e presto nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas do acidente ocorrido nesta segunda-feira (25), na BR-251, nas proximidades do município de Padre Carvalho, no Norte de Minas, que tirou a vida de 15 cidadãos mineiros. O Governo de Minas se empenha em melhorar cada vez mais o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS), com investimentos permanentes no setor e o treinamento constante de seus funcionários, e considera o trágico acidente uma fatalidade”.
Relação vítimas fatais
Corpo de Bombeiros divulgou a lista dos mortos no acidente.
1 – Ana Corrêa De Almeida – 78 anos
2 – Maria Lúcia Almeida Araújo – 52 anos
3 – Adiléia Aparecida De Souza Leal – 37 anos
4 -Gleiciele Aparecida Caldeira – 26 anos
5 – José Ferreira Da Silva – 24 anos
6 – Maria Aparecida Caldeira – 47 anos
7 – Lucas Silva Miranda – 5 anos
8 – Caic Aparecido Ferreira Da Silva – 14 anos
9 – Maria Madalena Dos Santos – 43 anos
10 – Domingas Regina Da Paixão – 84 anos
11 – Otávio Cândido Da Costa – 54 anos
12 – Willian Vieira (Condutor Do Microônibus)
13 – Ivanéia Bispo Pereira – 57 anos
14 – Fernando Vieira De Oliveira – 25 anos

15 – ainda não informado

Fonte: Jornal o Tempo

0 comentários:

Postar um comentário