Pages

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

183 profissionais cubanos chegam a Salvador

Os médicos cubanos que participam da segunda etapa do Programa Mais Médicos começaram a desembarcar em Salvador neste domingo (1°). Os 183 médicos que vão ocupar vagas em 161 municípios do Estado.

Os profissionais passarão uma semana na capital baiana conhecendo a realidade local da rede pública de saúde do estado e as características epidemiológicas da população antes de seguirem para as cidades onde vão atuar.

Os profissionais se juntam aos 408 que já estão em atividade na Bahia, totalizando 591 médicos do programa em 302 cidades baianas. Com isso, o Mais Médicos chegará a cerca de 2 milhões de pessoas que não tinham acesso a atendimento médico em atenção básica no estado.

Atualmente, 3.678 profissionais participam do programa, sendo 819 brasileiros e 2.859 estrangeiros. Esses médicos estão atendendo a população de 1.099 municípios e 19 distritos indígenas, a maioria deles no Norte e Nordeste do país. Com os 2.117 de agora, o Mais Médicos chega a 5.795 profissionais em atuação em mais de 2.000 cidades. Até o fim do ano, serão 6,6 mil profissionais. Isso representa impacto na assistência em atenção básica em mais de 22,7 milhões de pessoas, que antes não tinham acesso a atendimento em suas comunidades.

Na sexta-feira (29), 2.300 médicos fizeram a avaliação e 2.117 foram aprovados, 19 reprovados e 156 ficaram em recuperação e passarão por mais duas semanas de avaliação antes de se deslocar para os municípios. Além desses, dois médicos apresentaram problemas de saúde e voltaram para Cuba e seis ainda aguardam validação de seus documentos para seguir para os estados.

A aprovação na etapa de avaliação é condição para a emissão do registro profissional provisório pelo Ministério da Saúde, sem o qual os médicos estrangeiros não podem atuar no Brasil. 

Mais Informações: Esplanada News

0 comentários:

Postar um comentário