Pages

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Açude Público de Adustina completa 10 Anos da maior enchente de todos os tempos


açude
Nesse mês de fevereiro, o açude público da cidade baiana de Adustina-BA completa 10 anos da maior enchente já registrada na história do município. O açude construído na década de 60 foi responsável pela oferta de água e peixes para a comunidade de Bom Jesus, assim se tornando como um dos principais meios de sustento de moradores daquela localidade.

açude 002
O açude que chegou a transbordar em períodos de fortes chuvas no município, hoje passa por uma situação adversa, devido a forte estiagem que atingiu todo o Nordeste nos dois últimos anos, o açude se encontra praticamente seco. A estiagem causou prejuízos cada vez maiores também na área de piscicultura, a pouca água que resta é insuficiente para manter a oxigenação, o que mata os peixes.
Ano 2013, peixes mortos a beira da água (Imagem registrada pelo Adustina.Net)
Ano 2013, peixes mortos na beira da água (Imagem registrada pelo site Adustina.Net)
No ano passado, o açude atingiu o nível mais crítico de sua história. Em meio a repercussão da matéria do açude de Adustina publicado pelo site Adustina.Net, uma equipe de televisão da Rede Record, através do repórter Carlos Dornelles, esteve no dia 17 de abril de 2013, nos povoados Bom Jesus e Bela Vista, onde gravou algumas cenas para o documentário ‘Diário da Seca’ que retrata a maior seca dos últimos 50 anos que atingiu a região Nordeste. Na ocasião, foram entrevistados pescadores, presidentes de associações e moradores.
SAM_0731
Meses depois a chuva chegou, começou a cair com intensidade em toda a região. Conhecida nacionalmente como uma das maiores exportadora de feijão e milho do estado, a cidade de Adustina registrou no ano de 2013, uma das maiores safras de sua história, com isso, atraiu a presença de mídias especializada, a exemplo do Globo Rural, mas as chuvas, não foram suficientes para encher satisfatoriamente o histórico açude.
Veja mais fotos do açude (época de abundância):
açude 04
açude 05
açude 06
açude 08
açude 09
açude 010
 (Por: Elton Pinho /Adustina.Net / Colaboração: Pelezinho)

0 comentários:

Postar um comentário