Pages

sábado, 12 de setembro de 2015

Detento conclui ensino médio e curso superior dentro da prisão

Detento-conclui-ensino-médio-e-curso-superior-dentro-da-prisão-SP-620x302
Depois de concluir o ensino médio entre os anos de 2007 e 2009 de dentro da prisão, o detento Venilton Leonardo Vinci, 55 anos, é o primeiro presidiários do estado de São Paulo a concluir um curso superior no regime fechado, mais exatamente de dentro da Penitenciária 1 de Serra Azul. De acordo com matéria do site, razoesparaacreditar.com , para ele ainda resta cerca de 20 anos para cumprir pena por assalto e homicídio qualificado. Venilton se formou em pedagogia e não irá parar de estudar.
Ainda de acordo com o site, Venilton ingressou no curso à distância em 2010, através de uma parceria entre a Serra Azul, a Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP) e o Centro Universitário Claretiano, de Batatais. Para concluir a graduação de dentro da penitenciária de segurança máxima, ele usou recursos próprios obtidos pelo seu trabalho na unidade prisional e apoio de bolsa parcial.
“Só me resta agradecer. Primeiramente, a Deus. Depois, à direção desta unidade, que acreditou na educação e, principalmente, ao ser humano. Quero ser o espelho de uma nova realidade, pois hoje me torno um pedagogo”, disse ele, logo após receber o diploma e ser ovacionado por parentes, colegas de presídio e professores.
Agora ele dá aula de alfabetização aos outros presos, até aprendeu braile para ensinar um cego a ler e escrever. O próximo passo é a pós-graduação e ele já ganhou uma bolsa integral da instituição de ensino onde se graduou para continuar os estudos.
“Quero, no futuro, como protagonista da minha história, concluir uma pós-graduação, na área da educação. Também penso em dar palestras, pois acredito na superação e no exemplo acima de tudo”, disse.
A vida acadêmica mudou o olhar do preso sobre sua situação no presídio. “Depois que comecei a estudar, não vejo mais grades”, afirma.
Por Redação Bocão News

0 comentários:

Postar um comentário